segunda-feira, 17 de agosto de 2009

O aperto de mão em diferentes países

Ao iniciarmos uma negociação com um país de diferente cultura do nosso, devemos nos informar sobre seus hábitos e peculiaridades, para não cometermos nenhuma gafe.

A comunicação nos negócios hoje é muito mais impessoal do que costumava ser, telefonemas e e-mails são mais comum do que o contato pessoal. Porém não devemos dispensar a importância do contato pessoal, pois assim a confiança entre as partes é firmada.

Quando nos reunimos com pessoas de diferentes países é importante conhecer o protocolo, para que possamos estabelecer uma boa relação no primeiro encontro, devemos pesquisar anteriormente para que tudo ocorra conforme o planejado.

O aperto de mão é utilizado ao redor do mundo, em alguns países este hábito é somado a outras saudações, que devem precisam ser conhecidos antes do encontro de negócios. Quando encontramos com uma pessoa de diferente cultura, podemos esperar por uma dica de como agir, assim imitando e evitando gafes.

As regras de aperto de mão podem mudar quando tratamos de mulheres, quando cumprimentam homens e mesmo quando cumprimentam mulheres.

Contudo, podemos observar as seguintes dicas:

ü Alemanha e EUA têm um aperto de mão firme. Com os alemães devemos ser breves e com os americanos de 3 a 4 segundos.

ü Singapura tem o aperto de mão mais longo, mais de 10 segundos.

ü França, Guatemala e Japão têm um aperto de mão mais chacoalhado.

ü Na Nova Zelândia, Singapura, Coréia do Sul ou Taiwan as mulheres devem ser as primeiras a oferecerem a mão para a saudação.

ü Na Coréia do Sul é mais respeitoso pôr a mão esquerda no antebraço direito, como se fosse um suporte ao seu antebraço direito durante o aperto de mão.

ü Um cumprimento tradicional pode ser usado na China, Hong Kong ou Japão.

ü “Namaste” é uma saudação tradicional na Índia; colocar as mãos em posição de oração, com as palmas juntas e com os dedos logo abaixo do queixo, então cumprimentar e dizer “namaste”.

ü Uma saudação tradicional na Tailândia é colocar as mãos com as palmas juntas, na frente do queixo, curvar a cabeça para tocar a ponta dos dedos e dizer "Sawasdee", que significa boa sorte.

ü No Chile, Costa Rica, El Salvador, Honduras, México, Nicarágua, ou Panamá as mulheres podem cumprimentar as outras mulheres dando batidinhas no ombro direito.

ü Nos países de religião hindu ou mulçumana o contato direto de homens e mulheres é proibido. Quando estiver num destes países siga seu anfitrião para saber se a tradição religiosa será seguida.

ü Para hindus ou mulçumanos a mulher de negócios deve esperar o homem oferecer sua mão primeiro, para saber se o cumprimento de mãos ocidental será usado.

Como podemos perceber mesmo nos países que proíbem o contato entre homens e mulheres o aperto de mão pode ser utilizado num encontro de negócios. Para ser um bom profissional, quando você for se encontrar com pessoas de diferentes culturas, não presuma que o aperto de mão será apropriado para este encontro. Antecipe a situação e pesquise sobre as saudações do país, então siga seu anfitrião.


Fonte: http://www.kimberleyroberts.com/ - Internacional Success Tips

Um comentário:

  1. Achei interessante o post. Nunca imaginava que havia tantos tipos diferentes de aperto de mão.
    Até!

    ResponderExcluir